sexta-feira, 27 de junho de 2008

Construir a Economia Solidária Um Compromisso da Kizomba


Nasce a COOPEUFRGS

Cooperativa dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul


O que Somos ?


COOPEUFRGS é o nome provisório da Cooperativa dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Inspirada na experiência dos estudantes de Santa Maria/RS e baseados nas Organizações de Economia Popular e Solidária a Cooperativa nasce para que os alunos possam garantir a defesa econômica, cultural e social de seus associados através da ajuda-mútua e da auto-gestão. Consiste em promover a união de muitos para realizar uma ação de interesse comum que, se tentada isoladamente, teria um alto custo ou estaria fadada ao fracasso. Por sociedade de pessoas, entendemos ser a união de vários indivíduos com objetivos comuns, que se unem mediante um contrato (associação) e um investimento comum de uma parcela de capital (cota-parte), para tornar viáveis os objetivos almejados. Dito de outra maneira, os objetivos da COOPEUFRGS e, portanto, de seus associados, são de diminuir os custos na aquisição de livros, material escolar, etc., possibilitando uma formação mais qualificada para um melhoramento das condições sociais e semeando valores libertários na comunidade acadêmica.


Atividades da COOPEUFRGS:


*Compras Coletivas: Fornecimento e encomenda de livros didáticos, material escolar, informática e pedagógicos.

* Fomentar discussões e projetos relacionadas à Economia Popular Solidária, cooperativismo e autogestão

* Fortalecer as Feiras de Economia Popular Solidária e Incubadora Solidária da Universidade.

* Promoção de atividades de cultura e arte voltadas á divulgar a autogestão e cooperativismo.

* Edição de um jornal próprio, com característica principal uma linha editorial livre das amarras impostas pelo mercado, prestando-se também como laboratório para os alunos de jornalismo.



Atuação:


Por força da Lei Federal (Lei 5.764/71) e por opção intrínseca, uma cooperativa deve atender única e exclusivamente aos seus associados. O fornecimento para terceiros é passível de punição. Portanto, como a associação é individual, o material adquirido na COOPEUFRGS deve ser exclusivamente para uso pessoal, sendo proibida a aquisição de qualquer tipo de material para uso de terceiros, excetuando as aquisições feitas para os filhos e dependentes, enquanto estiverem cursando o ensino fundamental. Mas a adesão é livre. Atende também empreendimentos da Economia Popular Solidária, escolas e outras entidades sem fins lucrativos.


A COOPEUFRGS e a UFRGS:


Embora tenha nascido no seio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS com o propósito de auxiliar seus estudantes, professores e funcionários, a COOPEUFRGS não se restringe a isso. Nosso objetivo é a prestação de serviços para quem quiser juntar-se a nós, numa caminhada conjunta em busca de um mundo mais justo. Não havendo vínculos econômicos e muito menos empregatícios entre a COOPEUFRGS e a UFRGS. Há sim, vínculos éticos que se traduzem na ajuda mútua.


Princípios do Cooperativismo:


1. Adesão livre: qualquer pessoa pode se associar ou se desligar da cooperativa quando quiser.

2. Gestão democrática: cada associado um voto, a cooperativa é administrada pelos próprios associados.

3. Distribuição das sobras: quando houver, os associados, em Assembléia Geral, decidem o que fazer.

4. Juros limitados ao capital: a cooperativa não remunera o capital integralizado (cotas-partes) pelos associados.

5. Neutralidade: religiosa, política, social, sexual e racial.

6. Educação cooperativa: preparar para o agir cooperativo.

7. Envolvimento com a comunidade: a cooperativa deve atuar junto à comunidade, favorecendo o seu desenvolvimento.



Coordenação Kizomba Núcleo EcoPopSol:

Pedro Merlo - 51 99643681 - pedro-merlo@hotmail.com


Nenhum comentário:

Quem somos?

Kizomba...

era a festa do povo negro que resistiu bravamente à escravidão. Era congregação, confraternização, resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça. Kizomba era festa e resistência cultural de um povo. A festa do negro, do pobre e do índio. Era a exaltação da vida e da liberdade.

Hoje, Kizomba é também um movimento de estudantes com atuação em diversos estados do país. Somos um campo de oposição à maioria da direção da UNE. Entendemos que nossa entidade nacional e o movimento estudantil vivem, há algum tempo, um processo de distanciamento da maioria dos estudantes brasileiros que acaba por conduzi-los a uma profunda crise de legitimidade. Crise esta que somente poderá ser superada a partir de uma radical mudança na forma como o movimento estudantil se organiza hoje e não apenas com a mera alteração da direção das entidades. É uma crise de cultura política e conjuntural que afeta a todos ao atores do ME. A dinâmica que tomou conta da maioria das entidades estudantis favorece práticas antidemocráticas, burocráticas, a despolitização e o desencantamento com o movimento estudantil.

Uma outra cultura política, que privilegie, e estimule de fato, a participação política dos estudantes na construção de suas entidades, que democratize as instancias de decisão do movimento, que dialogue com demandas sempre relegadas à segundo plano, que saiba dialogar com os demais movimentos sociais é para nós um pressuposto para que a UNE e o movimento estudantil se fortaleçam e recuperem um papel mais protagonista nos grandes debates nacionais e nas disputas colocadas no atual período.

Kizomba, o nome de nossa tese, é uma referencia explicita à trajetória de resistência negra, indígena e popular desenvolvida no Brasil ao longo de nossa história. Para nós, o legado de luta de nosso povo deve ser a referencia fundamental para que o movimento estudantil se revigore, se reencontre com sua própria historia.

Kizomba é um movimento vivo, ainda em construção. Não pretendemos ter todas as repostas para o movimento estudantil. Queremos apenas que elas sejam encontradas em um ambiente democrático, participativo. Convidamos você a participar conosco desta caminhada.

Boa luta!